top of page

TURISMO MATIPU - Alto Xingu - MT/Brasil "América do Sul"


Aldeia Matipu, s/n zona rural - Parque Indígena do Xingu (PIX) - CEP: 78.643-000 Querência - MT

ou Av. Mato Groso, 627 - centro CEP: 78.640 - 000 Canarana - MT

Plano de Visitação da Associação Indígena Matipu

CNPJ nº 11.923.757/0001-73

e-mail:aimaxingu.cultura@gmail.com

Blog:https://aimaxingucultura.wixsite.com/website

  1. Objetivos e Justificativas:

A Associação Indígena Matipu, representante dos indígenas da Aldeia Ngahünga, localizada no interior da Terra Indígena Parque do Xingu, município de Querência/MT – vem por meio deste Plano de Visitação apresentar proposta para a atividade de etnoturismo e ecoturismo na área de nossa aldeia e imediações.

Temos por objetivo mostrar para os não indígenas o nosso dia a dia, para que os mesmos reflitam e percebam a importância de nossa cultura tradicional. Esperamos com isso alcançarmos o respeito e entendimento de nossos costumes por parte dos não indígenas.

Além disso, esperamos que a atividade turística deva gerar renda para as demandas da comunidade voltadas para os deslocamentos terrestres e fluviais entre nossa aldeia e cidade; também, pretendemos empregar os recursos gerados na aquisição de equipamentos e materiais para melhoria da infraestrutura da Aldeia Ngahünga.

2. Público alvo, frequência de visitas previstas, quantidade máxima de visitantes por visita e previsão de tempo de duração por visitas:

O público alvo deverá ser formado por não indígenas que se interessarem pela divulgação do pacote turístico em redes sociais, que após avaliarem a nossa proposta, se enquadrarem nas regras e recomendações de nossa atividade.

A frequência de turistas foi estipulada da seguinte maneira: serão dois períodos para o recebimento de turistas, sendo o primeiro entre março e junho; e o segundo entre setembro e novembro. A quantidade máxima de visitantes será de sete pessoas por grupo. Serão permitidos apenas dois grupos por mês.

A duração da estadia dos grupos de turistas será de uma semana(sete dias).

3. Distribuição de Competências na comunidade levando em conta aspectos sociais, geracionais e gênero:

Para execução da atividade turística na Aldeia Ngahünga, teremos indígenas destacados para as seguintes funções: coordenador, piloto de barco, guia de canoa, cozinheira e serviços gerais. Os indígenas serão escolhidos em reunião na Aldeia Ngahünga organizada pela Associação Indígena Matipu.

Além disso, teremos a realização de danças e cantos que devem contar com a ampla participação dos moradores da aldeia – crianças, adolescentes, adultos e idosos de ambos os sexos.

Também, a atividade turística deve possibilitar aos visitantes o acompanhamento das atividades diárias dos moradores de nossa aldeia, tais como: confecção de artesanato por homens e mulheres, derrubada de roça por homens, plantio de roça por homens, colheita da roça pelas mulheres, pescaria comunitária por homens, preparo e beneficiamento da mandioca e polvilho pelas mulheres e construção de casas pelos homens.

4. Parceiros envolvidos, responsabilidades e atribuições:

Esta atividade turística não prevê a participação de parceiros externos, apenas a contribuição e colaboração dos moradores da Aldeia Ngahünga.

5. Descrição das atividades propostas aos visitantes:

Vivência na Aldeia Ngahünga, em que os visitantes poderão acompanhar o dia a dia dos moradores locais em suas atividades, tais como:

- construção de casas;

- derrubada de roça;

- plantio de roça;

- colheita de roça;

- pescaria comunitária;

- confecção de artesanato – e venda de artesanato em casa específica para este fim;

- preparo e beneficiamento de mandioca e polvilho;

- passeios de canoa na Lagoa Ngahünga;

- passeios de barco no Rio Kuluene para acessos às praias;

Também, os visitantes poderão assistir as danças e cantos dos rituais tradicionais do Alto Xingu listados a seguir:

- Kuigi (festa da mandioca);

- Ahugagü (festa do beija-flor);

- Yamurikumã (festa das mulheres);

- Takuara (festa da flauta);

- Uka Uka (luta);

6. Delimitação do roteiro objeto das atividades de visitação:

A abrangência do projeto de etnoturismo e ecoturismo é composta dos trechos fluvial e terrestre onde o turista será inserido.

A área definida para operação das atividades compreende o pátio da Aldeia Ngahünga (coordenadas geográficas 12°14'26.30"S e 53°11'13.27"O), a Pista de pouso (coordenadas geográficas 12°14'06.13"S e 53°11'08.62"O), a Lagoa Ngahünga (coordenadas geográficas 12°13'13.74"S e 53°12'32.60"O), a praia (coordenadas geográficas 12°16'27.64"S e 53°11'18.56"O) e a praia (coordenadas geográficas 12°16'01.45"S e 53°12'27.17"O). Os pontos citados estão descritos no mapa em anexo.

7. Condições de transporte, hospedagem, alimentação e atividades correlatadas à visitação oferecida pelo proponente aos visitantes, assim como quaisquer riscos ou eventualidades inerentes a essas condições:

O turista terá acesso à área de abrangência desta atividade com aval de representantes indígenas da comunidade e poderá acessar a Aldeia Ngahünga por duas vias: a) terrestre/fluvial, em deslocamento em veículo entre a cidade de Canarana/MT, Gaúcha do Norte/MT, a estrada conhecida como “Transkarib” e o local chamado de “Porto 2”(no interior da T. I. Parque do Xingu), na margem esquerda do Rio Xingu. De lá, seguir em barco de alumínio de 7 metros e motor 40hp pilotado por indígena de nossa comunidade até a Aldeia Ngahünga em trajeto fluvial pelo Rio Xingu; b) aéreo, à partir do aeroporto da cidade de Canarana/MT até a pista de pouso da Aldeia Ngahünga.

A hospedagem dos visitantes deve acontecer na própria Aldeia Ngahünga, tendo por dormitório uma casa tradicional específica para este uso, com acesso a banheiros e um refeitório.

A alimentação dos visitantes deve acontecer no refeitório citado, em que serão preparados alimentos que o próprio visitante deverá trazer – conforme orientação que devemos fornecer ao divulgar a atividade turística; também será oferecida alimentação tradicional aos visitantes.

8. Plano de negócios simplificado, contendo custos previstos para a operação, manutenção e monitoramento da visitação e atividades correlatas, assim como previsão de receita, lucro e investimento, visando à continuidade da atividade:

O custo da atividade baseia-se no valor estabelecido pela comunidade da Aldeia Ngahünga em diárias dos indígenas que deverão trabalhar diretamente para a realização da mesma... "planilha encontra-se em ficha original de controle do oscilação".

9. Estratégia de atendimento a primeiros socorros:

Em caso de ocorrência de acidentes dos visitantes, o atendimento inicial será providenciado com o uso de kits de primeiros socorros disponíveis na Aldeia Ngahünga; também, será mantido em prontidão um barco e motor à disposição para levar o visitante até um posto de saúde mais próximo.

Para se evitar eventuais acidentes, os visitantes receberão um formulário em que se pergunta se os mesmos possuem qualquer tipo de alergia, se fazem uso de medicamentos controlados, se já tiveram doenças e se encontram em boas condições físicas e psicológicas.

10. Manual de conduta e boas práticas, para visitantes e para a comunidade:

O turista deverá estar ciente, por meio de assinatura do Termo de responsabilidade individual(em anexo) das regras e legislação que orienta a prática de turismo em terras indígenas e que também resguarda a nossa comunidade de possíveis abusos.

11. Estratégia para impedir a entrada de bebidas e drogas nas comunidades indígenas e outros ilícitos:

No Termo de responsabilidade individual citado acima, consta a vedação ao transporte e consumo de bebida alcoólica em terras indígenas. Caso sejam encontrados quaisquer produtos suspeitos será cancelada a entrada do grupo de turistas e os mesmos sofrerão as sanções mediante os termos de responsabilidades e da lei.

12. Estratégia de gestão de resíduos:

Cada visitante será orientado a organizar e acondicionar em sacos plásticos o seu próprio lixo, para a devida remoção para a cidade mais próxima ao final da estadia.

13. Estratégia de monitoramento da atividade de visitação:

As atividades de visitação serão monitoradas por meio do preenchimento das fichas de Autorização Individual de Ingresso (em anexo) – em que serão coletados os dados pessoais de cada visitante e o período em que os mesmos permaneceram em nossa aldeia.

14. Estratégia para capacitação dos proponentes:

A atividade turística na Aldeia Ngahünga será organizada da seguinte maneira:

Reunião antes do início das atividades, com o intuito de nivelamento de informações sobre a prática do turismo à comunidade e colaboradores, além da realização, em dois dias posteriores, de oficina de trabalho para melhor orientação dos indígenas que prestarão serviços como piloto de barco, guia de canoa, e; cozinheira, beijuzeira e serviços gerais;

Reunião na metade do período da temporada para avaliação de andamento de atividade turística;

Reunião ao final da temporada para avaliação das atividades desenvolvidas, fechamento de relatórios e apresentação de prestação de contas dos recursos adquiridos e investidos em função do projeto turístico.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Seus detalhes foram enviados com sucesso!

Kulumaka Matipu - Xingu 

SITE/blog

Fã da mídia 

 Gestão de excêlencia

bottom of page